Destruição do Rio Tocantins preocupa ambientalista - Kelly do Blog

Publicidade Top

domingo, 16 de junho de 2013

Destruição do Rio Tocantins preocupa ambientalista

O escritor e jornalista, Adalberto Franklin observa que nos últimos tempos a exploração madeireira, a extração de areia e a construção de barragens, como a da cidade de Estreito, têm acelerado o processo de destruição ao longo do curso do rio Tocantins, evidenciando o desequilíbrio da natureza e o comprometimento da qualidade de vida de futuras gerações.

Segundo o ambientalista Domingos César, a construção da barragem de Estreito veio acarretar muito na destruição do rio, inclusive com o desaparecimento de algumas espécies de peixes. “Quando foi funcionar a primeira turbina da barragem, morreram trinta e cinco toneladas de peixe, considerado o maior desastre ambiental no rio Tocantins”, lamenta.

Assoreamento do Rio

O rio Tocantins, devido a derruba das matas ciliares, está sendo assoreado a cada dia.

De acordo com Domingos César, o rio antes era transitado por grandes barcos e era moradia de peixes de diferentes espécies.

“Hoje onde estes barcos passavam, nem barco médio consegue mais passar, devido à derrubada das matas ciliares. Teve a formação de praias, muitas como a praia do Cacau, a praia do meio, Imbiral dentre outras,” afirma.

Ainda segundo o ambientalista, o rio Tocantins é dos maiores empregadores da região, responsável pelo sustento de muitas famílias.


“O rio emprega muita gente, colônia de pescadores espalhados pelos municípios da região, barraqueiros no período das parias, barqueiros, daí a importância de preservar mais ainda o nosso rio”, reforça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade Rodapé